Pugilistas do Palmeiras disputam torneios na Bulgária pela Seleção Brasileira

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

Divulgação _ João é o atual campeão brasileiro juvenil em sua faixa de pesoOs boxeadores juvenis palmeirenses João Victor Gomes, da categoria pesado (91kg), e Kaian Reis, atleta de peso leve (60kg), foram convocados de forma inédita na carreira para a Seleção Brasileira. Os pugilistas participam pela primeira vez do Torneio Internacional Emil Jechev Memorial, sediado em Botevgrad, na Bulgária, entre os dias 31 de março de 6 de abril.

Antes da viagem, os pugilistas do Verdão serão integrados ao Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe) para a realização de atividades preparatórias ao torneio. Além deles, o palmeirense Jonatas Pires, boxeador juvenil de peso meio-médio ligeiro (63kg), também foi convocado.

Há pouco menos de um ano no clube, João Victor, atual campeão brasileiro de sua categoria, celebrou a realização de um sonho. “Estou emocionado até agora, ainda não caiu a ficha. Tive todo o apoio da minha família e de amigos. Todo boxeador no Brasil se esforça para isso, e essa será a primeira viagem internacional da minha vida. Enfrentar atletas de fora exige maior atenção e dedicação, mas será uma experiência incrível para a carreira”, disse.

A programação da CBBoxe faz parte do ciclo de desenvolvimento de atletas para os Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio. Kaian Reis, campeão brasileiro de cadetes em 2018 na sua faixa de peso, a transição de categoria não podia vir em melhor hora.

“Fiquei muito feliz pela convocação. É um sonho realizado poder representar a Seleção em um torneio internacional. Essa é uma grande oportunidade de mostrar serviço e conquistar os melhores resultados. Agradeço aos meus familiares, aos meus pais, ao técnico Paco e ao Palmeiras, que me acolheu desde meus primeiros dias em São Paulo”, comemorou Kaian.

Fabio Menotti/Palmeiras _ Kaian realiza a transição como um dos principais atletas cadetes de 2018

Verdão também teve representante na Seleção Principal

Além dos garotos, outro palmeirense que competiu na Bulgária foi o superpesado Cosme Nascimento (+91kg), integrante da Seleção Brasileira Principal na 70ª edição do Torneio de Strandja, sediado na cidade de Sofia. O pugilista alviverde foi superado na rodada de estreia pelo estadunidense Richard Torrez.

Este é o mais antigo torneio de boxe da Europa. Participam do evento cerca de 350 pugilistas de 42 nacionalidades, incluindo países tradicionais como Cazaquistão, Uzbequistão, Rússia e Grã-Bretanha.

Pela Seleção, Cosme é o atual campeão da Copa del Pacífico, torneio disputado no Equador em 2018. Hexacampeão estadual e tetra brasileiro, o atleta é um dos cotados a fazer parte da delegação nacional nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ele, assim como João Victor e Kaian, é treinado no Palmeiras pelo experiente Paco Garcia, ex-técnico do Brasil.

Divulgação _ Cosme é considerado por muitos o melhor pugilista superpesado do país