Ultramaratonistas do Palmeiras completam prova de 100km na Suíça

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Dois ultramaratonistas da equipe de corrida de rua do Palmeiras foram os únicos brasileiros a cruzarem a linha de chegada do Desafio SOLO 100K, realizado em Biel-Bienne, na Suíça, no início de junho. A tradicional prova é realizada desde 1959, em diversas modalidades, e contou com a participação dos palestrinos Luiz Carlos Clemente dos Santos e Lis Helena Bellio.

Com largada realizada às 22h, o frio foi um dos principais obstáculos da prova durante a madrugada. Além disso, o percurso apresentava altimetria irregular, com subidas e descidas, além de trechos de trilha em meio à floresta e solo de pedra. As belas paisagens do interior da Suíça e o clima receptivo dos moradores da região, no entanto, ajudam a tornar o trajeto mais agradável.

O limite estipulado para a prova é de 21h, mas os palestrinos se superaram e fizeram ainda melhor: 11h59m321s para Luiz, superando seu recorde pessoal anterior, e 16h48m17s para Lis. As medalhas, camisetas e kits são entregues aos competidores somente após a prova e para aqueles que cruzem a linha de chegada, ao contrário do que ocorre nas provas do Brasil.

A ultramaratona de Beil-Bienne é uma das mais antigas do mundo e também é disputada em outras modalidades, como as provas de 56km e 13,5km, e caminhada nórdica. Também é realizada uma bateria para crianças – 590 corredores conseguiram concluir a prova de 100km dentro do horário limite estipulado em 2017.

Divulgação_Ultramaratonistas do Palmeiras completam Desafio SOLO 100K