Alana Maldonado é campeã do Grand Prix IBSA e volta à liderança do ranking mundial

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

Divulgação _ Alana é a melhor atleta do mundo em sua categoriaAlana Maldonado, judoca paralímpica do Palmeiras, obteve mais um prêmio internacional na carreira. Nesta terça-feira (24), em Tashkent, no Uzbequistão, a palmeirense conquistou a medalha de ouro do Grand Prix IBSA e retornou à liderança do ranking mundial na categoria médio feminino (até 70kg).

Para chegar ao lugar mais alto do pódio, a brasileira estreou com vitória contra Zulfiyya Huseynova, do Azerbaijão. Nas semifinais, superou Raziye Ulucam, da Turquia, por ippon. Já a decisão do título foi contra a uzbeque Vasila Aliboeva, adversária da judoca alviverde na final do Mundial de 2018, e Alana precisou de um minuto para vencer e ficar com o ouro.

A competição foi a última da judoca fora do Brasil na temporada 2019. O saldo, por sua vez, é extremamente positivo: são três medalhas de ouro (Grand Prix IBSA Tashkent, Aberto da Alemanha e GP Internacional) e três de prata (IBSA Judo Qualifier, Grand Prix IBSA Baku e Jogos Parapan-Americanos) até aqui. Vale lembrar que Alana não sabe o que é ficar de fora do pódio em torneios internacionais desde sua estreia na Seleção Brasileira, em 2015.

“Estou muito feliz por mais essa conquista. Encerrar o calendário de competições internacionais com um ouro é importante, pois faltam apenas 11 meses para os Jogos de Tóquio. Só tenho a agradecer a todos que torcem por mim, por acreditarem no meu trabalho. Agora devemos focar em cavar um lugar nas Paralimpíadas neste tempo que resta”, declarou.

O Grand Prix IBSA recebeu este nome em 2019 como substituição à Copa do Mundo, competição que Alana foi ao pódio pela quarta vez na carreira. A paratleta soma agora dois ouros (2017 e 2019) e duas pratas (2018 e 2019).

Mesmo subdivididos em peso, os judocas deficientes visuais possuem três classificações: B1 (completamente cego e não consegue ver nem distinguir o formato de uma mão, visto ter percepção luminosa nula), B2 (consegue ver vultos e distinguir o formato de uma mão – categoria de Alana) e B3 (capaz de definir imagens).