Futsal do Verdão realiza amistoso histórico com Seleção Sub-18 do Iraque

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

O futsal do Palmeiras escreveu mais um capítulo histórico no clube. A modalidade rompeu as fronteiras e, na noite desta terça-feira (3), sediou no ginásio do Palestra Italia um amistoso entre a equipe Sub-18 alviverde e a Seleção Sub-18 do Iraque, que disputará os Jogos Olímpicos da Juventude entre os dias 6 e 18 de outubro, na Argentina.
[album]

Antes da partida começar, iraquianos e palmeirenses se reuniram para a execução dos hinos nacionais de Brasil e Iraque. Além disso, houve também troca de flâmulas com o goleiro e capitão Gustavo Stefano, e de camisas, com os diretores do futsal Ademir Rodrigues e Gilberto Marques, e com o diretor administrativo adjunto Hélio Tamura, precursor do encontro.

“Esse tipo de amistoso com outras escolas é muito importante. Trocar conhecimento, participar desse intercâmbio é uma experiência única para os garotos, e ficamos honrados em fazer parte da preparação deles para os Jogos. Isso mostra a força e qualidade do trabalho realizado aqui no Palmeiras, que tem se destacado nos últimos anos como melhor base de São Paulo”, disse Valdir de Freitas, o Val, treinador do time Sub-18 palmeirense.

Em quadra, um jogo muito pegado. Com regras FIFA, o duelo foi dividido em dois tempos de 40 minutos com intervalo de 15 entre os períodos, e os times não deixaram a desejar na vontade e na raça. No placar final, apesar da vitória do time iraquiano por 5 a 2, a partida agradou a todos os presentes no Palestra.

“É um sonho realizado jogar contra o Palmeiras. A partida de hoje teve o verdadeiro futsal com um time forte e muito profissional. Jogadores, equipe técnica, diretores… todos nos receberam muito bem, sem contar que o ginásio é maravilhoso. Tenho certeza de que este amistoso fará total diferença aos garotos na disputa dos Jogos”, elogiou Ali Talib Mohamed, treinador da Seleção do Iraque.

Nos últimos anos, o Palmeiras se manteve como melhor futsal de base de São Paulo graças ao grande número de premiações nos torneios estaduais. Ao todo, são 38 pódios e 21 taças de campeão no período, além do título inédito e invicto da Taça Brasil Sub-9 conquistado neste ano.

Verdão marca presença nos Jogos com dois atletas na Seleção Brasileira

Referência no futsal paulista, o Palmeiras também conta com dois atletas na Seleção Brasileira que disputará os Jogos Olímpicos de Juventude. O goleiro Mateus Barbosa e o ala Matheus Moura representam o país e o Verdão pelo Grupo B da competição, ao lado de Irã, Ilhas Salomão, Costa Rica e Rússia.

Já o Grupo A terá Argentina, Egito, Panamá, Eslováquia e Iraque. Os cruzamentos entre as chaves ocorrem somente nas semifinais, com a promoção das duas melhores campanhas. A Seleção Brasileira conquistou a vaga nos Jogos Olímpicos da Juventude graças ao título sul-americano da modalidade, em campanha que teve participação dos atletas do futsal palmeirense João Victor Farias e Matheus Moura.

Divulgação _ Moura e João Victor representaram o Verdão na conquista do título sul-americano pela Seleção Brasileira